Conecte-se

Receba ofertas pra lá de especiais!

Dicas

Massas para que te quero

Por Francine Noviski

Que as massas são praticamente uma unanimidade você já sabe. Mas… Será que conhece todos os tipos e as diferenças entre elas?

Penne, espaguete, fettuccine, tagliatelle, pappardele… Apesar de grande, o universo das massas secas é composto por principalmente duas categorias principais, definidas pelo comprimento: massas longas, como espaguete e fettuccine, que possuem fios com mais de 10 cm, e massas curtas, como penne e fusilli.

Veja em detalhes:

Espaguete: Por ser rápida de preparar, é a massa mais popular de todas. É longa, fina e pode apresentar diferentes espessuras. Geralmente é preparada com molhos de tomate ou ao alho e óleo.

Bucatini: Conhecida também como perciatelli, parece um espaguete mais gordinho. A diferença está no furinho dentro da fita.

Fettuccine: É uma massa longa e grossa, achatada e cortada em tiras. A fita é mais larga que o talharim. Combina com molho pesto e alho e óleo.

Talharim: Muitos o confundem com o fettuccine, pois ambos são longos e achatados, mas a fita do talharim é um pouco mais estreita.

Fusilli: É o famoso “parafusinho”. Massa pequena e em formato espiral, o que ajuda a reter o molho e outros ingredientes, como milho e ervilha. Combina com molhos cremosos com carne, mas também com os leves que contêm tomate e legumes.

 Penne: Em formato de tubo, é uma massa mediana, com paredes mais grossas e extremidades cortadas na diagonal. Os de superfície lisa são mais indicados para acompanhar molhos cremosos. Já os que têm a superfície riscada são perfeitos para molhos a base de óleo.

Rigatoni: Tubo de tamanho médio, com riscos, parecido com um penne mais gordinho, só que as extremidades têm o corte reto, e não em diagonal.

Canelone: “O penne parece um rigatoni, que parece um canelone…”. Confuso, né? Mas é por aí: o canelone tem quase o mesmo formato do rigatoni, mas a grande diferença é que ele é liso, sem os riscados típicos do penne. Pode ser feito com massa de lasanha e frequentemente é recheado com queijo.

Cabelo de anjo: Conhecida também como aletria, é a massa com a fita mais fina de todas. Tem esse nome porque lembra mesmo a delicadeza do cabelo de um anjo. É bastante utilizada em sopas.

Conchiglie: Em italiano, quer dizer “concha” – e é só olhar para entender o porquê. Tem duas variações: conchigliette, quando é bem pequena, e conchiglione, quando é maior.

Francine Noviski

Formada em nutrição em 2011, pela Faculdade Integrada Espírita, CRN - 7763

Participe e deixe seu comentário:

Momentos

Outubro Rosa

Leia mais
Momentos

SUCO ENERGIA

Leia mais

Conecte-se

2017 © Festval. Todos os direitos reservados.